Imagem vice-campeã de uma categoria do concurso da BMC Ecology and Evolution em 2023 mostra aracnídeo enorme sofrendo “derrota” incomum na natureza
O biólogo Roberto García-Roa eternizou em uma foto o momento raro em que uma enorme aranha é “derrotada” por um fungo parasita, que explode em seu corpo. É possível ver esporos saindo das costas, pernas e cabeça do pobre aracnídeo.
A imagem foi vice-campeã na categoria “Plantas e Fungos” do concurso de fotografia da BMC Ecology and Evolutio em 2023, no qual participaram pesquisadores de todo o mundo.
Conforme conta García-Roa em um editorial divulgado nesta sexta-feira (18), não é incomum encontrar insetos parasitados por fungos “zumbis” na natureza, mas é uma raridade testemunhar grandes aranhas sucumbindo a esses fungos. “Na selva, perto de um riacho, estão os restos de uma conquista moldada por milhares de anos de evolução”, descreve o biólogo.
As espécies de aranha e fungo na imagem de García-Roa não foram identificadas, mas sabe-se que muitas espécies de fungos parasitam esses aracnídeos. Segundo o site Live Science, a maioria delas pertence às famílias Cordycipitaceae e Ophiocordycipitaceae.
Outros trabalhos vencedores do concurso de fotografia também envolvem fungos horripilantes. O ganhador do primeiro lugar na categoria “Plantas e Fungos” mostra uma formiga Camponotini que foi invadida por um fungo “zumbi” — Ophiocordyceps — que, por sua vez, foi parasitado por outro fungo.
O organismo “zumbi” consegue manipular o comportamento de seus insetos hospedeiros, obrigando-os a migrar para um local mais favorável ao seu crescimento. Esse fungo infecta várias formigas Camponotini em florestas do planeta, de regiões tropicais a temperadas.
A imagem que revela esse ataque é de João Araújo, micologista do Jardim Botânico de Nova York, nos Estados Unidos. “As florestas que esses fungos habitam também são compartilhadas com linhagens de fungos micoparasitas que podem parasitar, consumir e até castrar Ophiocordyceps”, ele conta, também no editorial.
Já fotografia vencedora geral da competição também mostra um fungo. Trata-se de um fungo do poro da laranja (Favolaschia calocera), flagrado pela fotógrafa Cornelia Sattler crescendo em madeira morta na Austrália.
“Apesar de sua aparência inocente e bonita, o fungo do poro da laranja é uma espécie invasora na Austrália”, comenta Sattler. “Esta espécie está substituindo outros fungos e se espalhando pela floresta tropical australiana. Os corpos frutíferos alaranjados brilhantes normalmente crescem em madeira morta e podem se espalhar por meio de esporos, muitas vezes transportados por humanos.”
O membro sênior do Conselho Editorial da BMC Ecology and Evolution, Arne Traulsen, comenta que a foto “permite uma espiada em um mundo que parece extremamente diferente do nosso.” “Os fungos são fascinantes, mas parecem subestimados e pouco estudados”, ele diz.
Fonte: Revista Galileu
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post