Há enfermidades que estão há muito tempo no planeta, mas uma delas pode ter afetado até mesmo os dinossauros!
Existem diversas enfermidades que estão há muito tempo em nosso planeta. Elas disputam o fato de ser a doença mais antiga do mundo. Porém, uma delas que está presente em animais desde a época dos dinossauros, há 77 milhões de anos.
O Museu Real de Ontário (ROM) e a Universidade McMaster realizaram uma descoberta que foi publicada no mês de agosto de 2020 pela revista “The Lancet Oncology”. A notícia era sobre o osteossarcoma, um tipo de câncer ósseo que havia sido diagnosticado em um dinossauro que viveu de 76 a 77 milhões de anos.
A doença foi descoberta no osso da perna (fíbula) de um Centrosaurus apertus. O fóssil teria sido encontrado em Alberta, no Canadá, no ano de 1989.
Por outro lado, o Guinness, Livro dos Recordes, ao tratar sobre doenças infecciosas em humanos, registra que a mais antiga do mundo é a tuberculose, inclusive também com sinais encontrados em dinossauros.
Há pesquisadores que identificaram indícios em esqueletos de 500 mil anos atrás na Turquia, no qual mostram que o ser já sofria com tuberculose na época. No entanto, ainda não foi possível provar o caso. O que se sabe é que a doença já foi encontrada em esqueletos de múmias do antigo Egito (3000 A.C).
A tuberculose é transmissível e causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Ela afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos e sistemas.
Outra que aparece no topo da lista de doença mais antiga do mundo é a Hanseníase ou lepra, uma enfermidade bacteriana causada pelo Mycobacterium leprae (Bacilo de Hansen)”. Ela é transmissível por meio de secreções do infectado ou saliva.
Inicialmente aparecem manchas na pele. Se não tratada da forma correta, ela pode afetar olhos, rins, testículos, fígado, suprarrenais e baço. Há relatos da doença no século 6 a.C.
Fonte: Olhar Digital
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post