Considerado o “computador mais antigo do mundo” mecanismo de Anticítera desafia cientistas até os dias de hoje
Encontrado nos restos de um naufrágio em 1901, o mecanismo de Anticítera é alvo de pesquisas até hoje e recentemente uma nova descoberta sobre o dispositivo muda a forma como até então achávamos que “o computador mais antigo do mundo” era utilizado pelos povos antigos.
O mecanismo tem mais de 2 mil anos e foi localizado na ilha grega de Antikythera (motivo pelo qual recebeu o nome). O dispositivo, composto por dezenas de engrenagens de bronze, era capaz de prever ciclos da lua, eclipses e outros fenômenos astronômicos.
O que diz a nova descoberta sobre o mecanismo de Anticítera?
Um artigo publicado no último dia 27 no jornal The Horological Journal revelou que a parte do dispositivo conhecida como “Anel de calendário”, que rastreava os dias do ano, seguia o calendário lunar de 354 dias, utilizado na Grécia durante o período em que o objeto foi feito. Até então pensava-se que a máquina foi feita com base no calendário egípcio de 365 dias.
Para fazer a descoberta, os cientistas utilizaram uma tecnologia de raio x, combinando com análises matemáticas e medições precisas. Com isso foi possível determinar que, pela posição dos furos, o calendário usado era diferente do pensado até então.
“A precisão do posicionamento dos buracos teria exigido técnicas de medição altamente precisas e uma mão incrivelmente firme para perfurá-los”, completou ainda Graham Woan, professor de astrofísica da Universidade de Glasgow e coautor do estudo.
É uma simetria bacana que adaptamos técnicas que usamos para estudar o universo hoje para entender mais sobre um mecanismo que ajudou as pessoas a acompanhar os céus há quase dois milênios
Graham Woan
Mais sobre o “computador mais antigo do mundo”
- De origem grega, o computador era capaz de prever ciclos da lua, eclipses e outros fenômenos astronômicos;
- O mecanismo foi encontrado por mergulhadores gregos no fundo do mar próximo à ilha de Antikythera em 1900;
- O dispositivo possuía dois discos principais: um representava os 12 signos do zodíaco e o outro continha um calendário egípcio de 12 meses, cada um com 30 dias, e cinco dias extras;
- Para utilizá-lo, o usuário deveria conhecer o dia e o mês atual e, ao girar uma manivela, as engrenagens se moviam, mostrando os ciclos astronômicos por meio de ponteiros;
- O Antikythera foi datado em torno do ano 200 a.C., período em que o matemático Arquimedes vivia na região;
- Isso levou à especulação de que ele poderia ser o inventor do dispositivo – algo que nunca foi confirmado.
Fonte: Olhar Digital
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post