Considerada o maior aracnídeo do mundo, em massa corporal, a aranha é endêmica da região amazônica.
A aranha-golias (Theraphosa blondi), também conhecida como caranguejeira, aranha-comedora-de-pássaros ou tarântula golias, é uma espécie de tarântula e pode ser considerada o maior aracnídeo do mundo, em massa corporal. No quesito envergadura, ainda há uma competição com a espécie Heteropoda maxima como a mais comprida.
A maior dessas encontradas, registrada no Guinness – o livro dos recordes -, possuía pernas de 28 centímetros e pesava 170 gramas.
Endêmica da Amazônia, ela leva o nome de aranha-golias pelo próprio Golias personagem da mitologia cristã, o gigante que entrou em um confronto contra o pequeno Davi e foi morto.
Apesar de ser conhecida por ser devoradora de pássaros, sua dieta habitual, entretanto, não é baseada em pássaros, já que ela costuma caçar no chão. Ela geralmente se alimenta de sapos, minhocas, besouros, insetos e pequenos roedores.
Incapaz de produzir teia como outras espécies, essas aranhas fazem emboscadas. Após capturar e paralisar a presa com o seu veneno, ela costuma levá-las para sua toca, onde injeta ácidos digestivos e devora a vítima.
Fonte: Portal Amazonia
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post