10 eclipses solares mais famosos
3 de março de 2023

O eclipse é um fenômeno que acontece praticamente todos os anos, mas ele impressiona sempre. E existem os mais famosos da história.

Eclipse é um evento astronômico que acontece quando objetos celestes em trânsito ficam na mesma posição ou atravessam uns aos outros. Com o passar do tempo, as pessoas foram entendendo esse fenômeno. Mas até que fosse entendido realmente o que ele era, em várias culturas, um eclipse significava várias coisas diferentes, desde prelúdios de coisas boas, até momentos em que rituais tinham que ser feitos.

O termo é mais usado para descrever um eclipse que envolve o sol, a Terra e a lua. O eclipse solar é o fenômeno que acontece quando a lua fica entre o sol e a Terra. Ela esconde por completo, ou de forma parcial, a sua luz. É basicamente o que acontece no lunar, mas a ordem dos corpos muda. No entanto, o solar parece ter um impacto maior, até porque quando ele acontece “anoitece” no meio do dia.

Adapt Link Internet - Black Friday

Mesmo que esses eventos aconteçam praticamente todos os anos, eles ainda impressionam as pessoas. Tanto é que logo que um novo ano começa as pessoas querem saber qual será o calendário astronômico. Esse ano irá acontecer um evento raro, um eclipse solar híbrido.

E claro que por eles acontecerem há tempos existem os eclipses mais famosos. Mostramos aqui quais são eles seguindo uma ordem cronológica.

1 – Eclipse Chinês (1302 a.C)

No dia cinco de junho de 1302 a.C. o imperador chinês Wu Ding viu a lua entrar na frente do sol por seis minutos e 25 segundos. O imperador ficou bastante impressionado com o fenômeno porque o seu símbolo era uma bola de fogo, então ele tomou o eclipse como um alerta.

Quando o fenômeno acabou, o imperador fez rituais para “trazer de volta” o sol e comeu refeições vegetarianas. De acordo com um estudo publicado no Journal of Astronomical History and Heritage, isso era o que se fazia depois de um eclipse na época.

2 – Eclipse Ugarite (1223 a.C.)

Esse foi um dos primeiros fenômenos a serem registrados. Ele aconteceu no dia cinco de março de 1233 a.C. e durou dois minutos e sete segundos. Em 1989, um relatório publicado na revista Nature revelou essas informações sobre o fenômeno. Para saber essas especificidades eles se basearam em uma placa de argila descoberta em 1948.

3 – Eclipse Assírio (763 a.C)

O eclipse desse ano aconteceu por cinco minutos. De acordo com os registros da época, o fenômeno aconteceu no local onde hoje fica o norte do Iraque, que na época era a cidade de Assur e cobriu uma insurreição. Por conta disso é de se acreditar que as pessoas acreditavam que os dois fenômenos tinham alguma relação.

4 – Crucificação de Jesus Cristo (29 ou 33 d.C)

A crucificação já é um evento bastante famoso entre os cristãos. Mas além desse fato, no mesmo dia, de acordo com os evangelhos cristãos, o céu ficou escuro por horas. O que dá a entender que aconteceu um eclipse. Sabendo disso, historiadores tentaram datar a morte de Jesus Cristo. Segundo alguns, ela aconteceu em 29 d.C. quando houve um eclipse total de dois minutos. Já outros dizem que foi em 33 d.C. quando o evento durou quatro minutos.

5 – Nascimento de Maomé (569 d.C)

No caso de Maomé, o Alcorão diz que antes do nascimento do profeta aconteceu um eclipse. Com isso, os historiadores relacionaram isso com o fenômeno que aconteceu em 569 d.C. que durou três minutos e 17 segundos.

Além desse eclipse no nascimento de Maomé, quando seu filho Ibrahim morreu, o sol também desapareceu do céu durante um minuto e 40 segundos. Segundo os textos islâmicos, os muçulmanos acreditavam que isso teria sido proclamado por Maomé e não como uma consequência da vida ou morte de uma pessoa.

6 – Eclipse do rei Henrique I (1133)

 

Em 1133, depois que o rei Henrique I, da Inglaterra, morreu, aconteceu um eclipse solar. A escuridão no céu aconteceu durante quatro minutos e 38 segundos. Depois da morte do rei, existiu uma luta pelo trono que acabou afundando o reino em uma guerra civil.

7 – Eclipse de Einstein (1919)

Nesse ano, o fenômeno durou impressionantes seis minutos e 51 segundos, o que para os físicos foi um grande marco na ciência. Nesse tempo, eles conseguiram medir a curvatura das estrelas à medida que elas passavam perto do sol. Esse dados acabaram confirmando a teoria da relatividade geral de Albert Einstein. De acordo com ela, a gravidade é uma curvatura do espaço-tempo.

8 – Eclipse solar parcial no Brasil (1980)

Mesmo que o fenômeno tenha sido parcial no nosso país, na época, as pessoas do Mato Grosso do Sul e do norte do Paraná conseguiram ver melhor o eclipse. Nele, o sol formou um anel ao redor da lua.

9 – Eclipse total no Brasil (1991)

Nesse dia, às 17h35 o sol ainda estava bastante coberto pela lua e o fenômeno já estava acontecendo por quase 40 minutos. E por conta do movimento do sol e da mudança da sombra da lua sobre a superfície da Terra, os brasileiros de diferentes lugares acompanharam o eclipse em diferentes horários.

10 – Grande Eclipse Solar Total Americano (2017)

O “total” foi adicionado ao nome justamente por ele ter sido visível em toda América do Norte e nos oceanos Atlântico e Pacífico Norte. Nesse fenômeno, os 110 quilômetros de diâmetro da lua ficaram em frente ao sol e impressionaram todos os norte-americanos.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: