Órgão ambiental alega que governo do estado não contribui financeiramente
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Seropédica, é tema de uma audiência de conciliação que acontece neta quarta-feira (26) entre o Ibama e Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inea). É que desde 2017 o Ibama tenta um Acordo de Cooperação Técnica com o Inea para dividir as despesas e responsabilidades do Cetas – o único do estado do Rio.
O Cetas, como se sabe, é um espaço de reabilitação de animais – aves, répteis e mamíferos – que são apreendidos ou resgatados e depois devolvidos à natureza. Dos 6.078 animais recebidos em 2023, mais da metade foi levada pelos órgãos estaduais. Porém, segundo o Ibama, o estado não ajuda nas despesas para o funcionamento do espaço.
O Ibama arca sozinho com o pagamento de servidores que trabalham no local e com mais de R$ 1 milhão por ano em alimentos, medicamentos e outros contratos para os cuidados dos animais. Por conta disso, o Ibama suspendeu, em fevereiro, o recebimento dos bichos levados pelos órgãos estaduais, o que resultou no litígio judicial.
Fonte: O GLOBO
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post