Onda de calor no Rio faz Cedae adiar manutenção no Guandu, que poderia deixar 10 milhões sem água
13 de novembro de 2023

Reparo será feito em 23/11, uma semana após a previsão inicial

Em meio a onda de calor, a Cedae decidiu adiar a manutenção preventiva do Sistema Guandu que estava programada para esta quinta-feira. Composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e dois subsistemas de água tratada, Marapicu e Lameirão, o sistema é responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões de pessoas no município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.

O reparo será feito em 23/11, uma semana após a previsão inicial. O serviço mobiliza mais de 500 profissionais, entre engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento. Os técnicos fazem inspeções e correções para reforçar a eficiência do sistema, como instalação de equipamentos, reparos gerais, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal.

Adapt Link Internet - Black Friday

Onda de calor

Até as 8h30 desta segunda-feira, o Rio teve um registro de sensação térmica de 52,7 graus, feito em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, informou o Alerta Rio, sistema da prefeitura. Foi nesse horário, no mesmo bairro, que já teve também a marcação mais alta, até o momento, de 36,4 graus de máxima.

O Rio bateu um recorde: registrou neste domingo 42,5°C, a maior temperatura de 2023. O registro foi às 13h50 na estação de Irajá. Até então, a maior temperatura havia sido de 41,8°C, no dia 17 de fevereiro. E a mínima registrada também teve elevação em relação a esse sábado, foi de 23,2°C às 01h50min na estação Alto da Boa Vista.

A informação é do Alerta Rio, que revelou ainda uma curiosidade. Há exatos dez anos, o Rio também registrava a maior temperatura do ano. Já a maior sensação térmica deste domingo foi 50,5°C às 13h55, na Estação Irajá. Bem abaixo dos 58,3°C registrado em 17 de fevereiro.

A menor umidade relativa deste domingo foi 24,3%, 13h35, também em Irajá. Segundo o Alerta Rio, quando há registro de 30% a 20%, o sistema entra em estado de atenção. Entre 20% e 12%, é alerta; e menos de 12%, urgência.

De acordo com o órgão, o domingo foi influenciado pela atuação de um sistema de alta pressão. O céu esteve claro a parcialmente nublado e não houve registro de chuva na cidade do Rio de Janeiro. Os ventos ficaram fracos a moderados e as temperaturas apresentaram elevação em relação ao dia anterior.

Fonte: EXTRA

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: