Operação Verão dos Bombeiros já resgatou mais de 6 mil pessoas na orla do Rio
26 de janeiro de 2025

Iniciativa aposta em tecnologia, reforço de efetivo e médicos em motos-aquáticas para prevenir afogamentos

Desde o início da Operação Verão, em 1º de dezembro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou 6.337 resgates em toda a orla do estado. Além disso, mais de 569 mil ações de prevenção foram executadas, incluindo orientações a banhistas para evitar afogamentos. A operação é uma iniciativa do Governo do Estado, conduzida pela Secretaria de Defesa Civil, e conta com um reforço de 30% no efetivo de guarda-vidas ao longo do litoral.

Para garantir mais eficácia nas ações de resgate e prevenção, a operação recebeu investimentos em equipamentos modernos, incluindo:

Adapt Link Internet - Black Friday
  • Drones com megafones para alertas sonoros e faróis de busca com alcance de 900 metros, capazes de operar mesmo sob condições adversas, como chuva.
  • 43 barcos infláveis de última geração, importados da Europa, que se destacam por sua leveza, agilidade, resistência e estabilidade, mesmo em mares agitados.
  • Médicos em motos-aquáticas, garantindo socorro especializado com rapidez e eficiência, especialmente em casos mais graves.

Com foco em prevenção, o CBMERJ intensificou a presença de equipes e o uso de tecnologias inovadoras. O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles, destacou a importância da operação:
“A nossa missão é salvar. A qualquer hora, em qualquer tempo, em qualquer mar. Desde novembro, reforçamos progressivamente o efetivo nas praias. No ano passado, realizamos mais de 12.600 salvamentos nesta época do ano, sendo cerca de 8 mil apenas na capital. Investimos forte em prevenção para assegurar um banho seguro a todos.”

Nos últimos anos, o Governo do Estado investiu mais de R$ 1 bilhão na modernização do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual, incluindo melhorias em viaturas, embarcações e equipamentos. Essas medidas têm garantido a excelência no atendimento, tanto por terra quanto por água, e contribuído para uma maior segurança dos banhistas nas praias fluminenses.

Fonte: Diário do Rio

 
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: