Com a estiagem, aumentam os incêndios em áreas de mata às margens de rodovias. Diminuir a velocidade e fechar os vidros são algumas medidas quando há fumaça dificultando visibilidade.
Entre julho a setembro, período mais crítico da estiagem, aumentam as ocorrências de queimadas e focos de incêndio próximos às estradas, segundo a concessionária Arteris Intervias, que administra trechos de rodovias em Araras (SP) e região. Para evitar acidentes, os motoristas devem redobrar a atenção e seguir algumas orientações para evitar acidentes. (veja abaixo algumas dicas).
De acordo com a concessionária, de janeiro a junho deste ano foram registrados 189 ocorrências de queimadas. No ano passado, foram 845 registros de janeiro a dezembro, 15% a mais do quem em 2020.
“Embora em 2022 tenhamos 35% a menos, ainda é preocupante. Estamos no período de estiagem, então de julho a setembro são os meses que a concessionária registra a maior quantidade de focos de incêndio”, disse Taciana Bordon, supervisora do Centro de Controle Operacional (CCO).
Fumaça e orientações a motoristas
Os incêndios provocam fumaça que prejudicam a visibilidade de motoristas. A concessionária orienta alguns cuidados:
- mantenha os vidros fechados, para evitar fumaça dentro do veículo;
- reduza a velocidade e mantenha uma distância segura do veículo à frente;
- evite frenagens bruscas;
- mantenha o farol baixo;
- não use o pisca alerta com o veículo em movimento; ele só deve ser acionado após a parada total.
Caso o motorista se depare com algum foco de incêndio, pode avisar a concessionário pelo telefone 0800-707-1414. Assim que a comunicação é feita, o CCO disponibiliza viaturas para atendimento.
Fonte: G1
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post