Na tarde desta quarta-feira (28), o Professor Sérgio dos Santos Leles, do Departamento de Silvicultura do Instituto de Floresta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ), com seus alunos de Engenharia Florestal realizaram um experimento sobre queimada controlada.
Para realizarem o experimento necessitaria do apoio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para evitar um incêndio sem controle.
O professor Paulo junto com seus alunos realizou a semeadura e cultivo do feijão de porco em faixa de 3,0 metros de largura, no meio da mata de capim colonião, criando uma barreira para conter o fogo. Em seguida atearam fogo no capim seco para realizarem a pesquisa. O fogo se espalhou pelo capim seco e não ultrapassou a barreira do Feijão de Porco.
Segundo o Professor Paulo, este experimento com plantio do Feijão de Porco ao redor das plantações vai facilitar o controle das queimadas, principalmente em áreas que existam empresas de reflorestamento e fazendas produtoras de milho e soja entre outros produtos. “Altas temperaturas, falta de chuvas e falta de ações preventivas têm elevado o risco de perdas de lavouras por uma razão que, infelizmente, tem se tornado cada dia mais comum. Estamos falando das queimadas, que causam prejuízos na fase mais crítica do ano em diversas regiões produtoras. A indicação do Plantio do Feijão de Porco ao redor das lavouras é uma alternativa eficaz para controle das queimadas” destaca o Professor Paulo.
No ato da pesquisa, o Secretário de Defesa Civil de Seropédica, Leonardo Rosa, orientou sua equipe para abrirem uma clareira retirando o excesso de capim seco para o fogo não se espelhar. Ao fim do experimento foi realizado o rescaldo de toda área queimada para evitar incêndio na mata.
Participaram do evento também o Subtenente Alexandre Santos Comandante do Socorro, o Sargento Elbert, o Cabo Bezerra e o Soldado Silva Alves, do Corpo de Bombeiros de Seropédica.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post