O total é 15% maior do que o contabilizado no mesmo período de 2024
Um levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros revela que, de 1º de janeiro a 20 de março deste ano, 5.761 animais — a maioria deles silvestre — foram resgatados por equipes de salvamento e contenção. Isso representa uma média de 72 chamados por dia no estado.
O total é 15% maior do que o contabilizado no mesmo período de 2024. A capital concentra a maior parte dos resgates, com 3.224 bichos encontrados distantes de onde deveriam estar. O animal que mais apareceu em áreas urbanas foi a cobra — 1.346 foram resgatadas nesses quase três meses. Os gambás ocupam a segunda posição, com 1.130. Há ainda, na lista dos mais resgatados, bichos como capivaras, jacarés, macacos, preguiças e até morcegos.
No município do Rio, os bairros de Jacarepaguá e Campo Grande lideram as estatísticas de animais resgatados pelos bombeiros em 2025. O primeiro registrou 245, enquanto o segundo teve 229. Já na lista de cidades, aparecem em segundo e terceiro lugar Duque de Caxias e Petrópolis, com 222 e 149, respectivamente.
Vale destacar que a orientação dos bombeiros para quem encontrar um animal silvestre não deve tentar fazer a captura. O ideal é ligar para os bombeiros pelo número 193 e pedir ajuda. Também se orienta para não se aproximar, não tentar alimentar ou apreender o animal.
Fonte: Diário do Rio
Deixe a sua opinião sobre o post