Na manhã desta sexta-feira (26), Bombeiros Militar do Destacamento de Seropédica, realizaram Treinamento de Salvamento Veicular (colisões envolvendo vítimas presa nas ferragens). Esse tipo de treinamento prático exige toda uma infraestrutura com um veículo que já esteja fora de circulação, no qual serão feitos os cortes para simular o resgate da vítima.
O Treinamento estão sendo realizados em dois dias consecutivos, com todo efetivo dos Bombeiros. O treinamento precisa ser contínuo, visando a atualização dos profissionais sobre os novos modelos de automóveis, com especificidades que precisam ser levadas em conta para a segurança tanto da vítima quanto dos bombeiros. Com esse objetivo, durante o mês de abril serão realizadas instruções a todos deste destacamento.
Nos dois dias de treinamento foram abordados temas como a mudança de paradigma no salvamento veicular, novas orientações quanto ao uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), novos equipamentos operacionais, as noções de segurança em local de ocorrência, a anatomia e a evolução automotiva, as táticas em salvamento veicular e o atendimento pré-hospitalar.
A capacitação também tratou, especificamente, sobre o estado de saúde da vítima, informando sobre diversas avaliações imediatas que o bombeiro militar precisa saber fazer na hora de realizar o resgate, além de reconhecer situações críticas, aplicar ações emergenciais no interior do veículo, além de estar apto para retirada segura da vítima.
O Treinamento está sendo realizado pelo Comandante do DBM 3/4, Major André Augusto, o Subcomandante do DBM 3/4, Subtenente Jesus e o Instrutor, Sargento Carvalho (especialista em Busca e Salvamento).
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post