Ocorrência foi registada na noite dessa quinta-feira (20), entre Nuporanga (SP) e São Joaquim da Barra (SP)
Um sinistro (acidente) na estrada vicinal Jorge Luíz, na noite dessa quinta-feira (20), em Nuporanga (SP), no trecho que liga o município à cidade de São José da Bela Vista (SP), envolvendo um ônibus, com 30 pessoas, e uma carreta, da empresa J4 Transportes Rodoviários, deixou ao menos 12 pessoas mortas e pelo menos 19 feridas.
De acordo com as primeiras informações, o sinistro envolveu um ônibus de estudantes da Universidade de Franca (Unifran), que fazia o trajeto Franca (SP) para Nuporanga (SP) quando colidiu violentamente com a carreta.
Com o forte impacto, várias pessoas morreram no local, além de diversos feridos. Equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o Corpo de Bombeiros de Orlândia (SP) foram acionadas para o atendimento.
O Estradas manteve contato com a Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo (PMRV) para obter mais detalhes da ocorrência. De acordo com o responsável pela Comunicação Social da Corporação, capitão Thales Leita, a elaboração do Boletim de Ocorrência (B.O.) ficará por conta do 15 BPM/I de Franca (SP), responsável pela região.
A empresa proprietária da carreta informou que o motorista não fugiu do local sem prestar socorro às vítimas. Ao jornal O Globo, Marcos Coltri disse que o caminhoneiro, por estar em estado de choque, resolveu aguardar a polícia próximo a um canavial. Na presença do advogado, ele então se entregou e se dispôs a colaborar com a investigação.
“Ele não tentou evadir sem prestar socorro, pelo contrário. Ele estava com medo de ser agredido. Em acidente dessa proporção as pessoas tiram conclusões precipitadas sobre a situação. Por isso, ele ficou aguardando no canavial. Ele estava transtornado, não conseguiu entender o que tinha acontecido e não conseguia ligar para pedir socorro“, disse Coltri.
Ainda segundo o advogado, o motorista tinha rodado pouco mais de 200 km e ia parar em cerca de trinta minutos para dormir quando o acidente aconteceu. Ele diz que o funcionário não estava embriagado ou cansado. Ele tinha saído de Onda Verde (SP) e seguiria para Itaú de Minas (MG).
Vítimas fatais
A Polícia Civil de São Paulo (PCSP) divulgou os nomes dos 12 estudantes mortos no sinistro. São eles?
- Matheus Jesus Eugenio dos Santos – 19 anos
- João Pedro Oliveira dos Reis – 19 anos
- Hugo dos Santos Aliberte Dias – 19 anos
- Pedro Henrique Souza Saraiva – 17 anos
- Juliana Neves Hespanhol – 20 anos
- Otávio Oliveira – 18 anos
- Flávia Mendes dos Santos – 24 anos
- Caio Felizardo da Silva – 26 anos
- Vinicius Nascimento dos Santos – 18 anos
- Lívia Tavares – 23 anos
- Raquel Laila Caldeira
- Mariana Anastacio de Oliveira
Segundo a PCSP, todos foram levados ao Instituto Médico-Legal (IML) de São Joaquim da Barra (SP), onde os peritos trabalham nos exames necroscópicos. Ainda não há informações sobre velórios e sepultamentos.
Ainda de acordo com a PCSP, o caminhoneiro foi detido devido ao fato de não ter prestado socorro às vítimas.
ônibus está regularizado
O Estradas apurou que o ônibus, da marca Mercedes-Benz, modelo Busscar VIS BUSS R, ano-modelo 2008, da empresa G. Ramos Transportes, de Ituverava (SP), está com o cronotacógrafo regularizado e não tem registro recente de infrações. Já quanto à carreta, a reportagem ainda busca mais detalhes do veículo e do condutor.
Artesp manifesta-se
A reportagem também manteve contato com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do estado de São Paulo (Artesp), para saber se a empresa e o veículo tinham autorização para a viagem.
Matéria atualizada às 12h com a correção do nome estrada vicinal e com a posição da Artesp.
Fonte: Estradas
Deixe a sua opinião sobre o post