Ocorrência foi registrada na madrugada desta quinta-feira (21)
Mais um motorista de ônibus perdeu a vida em colisão com um caminhão. Desta vez, foi na BR-116, na região de Muriaé (MG). O condutor fazia a rota São Paulo (SP) – Vitória da Conquista (BA). Ele foi identificado como Carlos Henrique Martins Barbosa, de 42 anos.
Segundo informações iniciais, o veículo, que pertence à Sereno Tur, estaria a serviço de outra empresa. O fato ainda não foi confirmado. A colisão ocorreu por volta das 4h desta quinta-feira (21). Ainda não é possível saber o que causou o sinistro (acidente).
Imagens registradas no local mostram a gravidade da colisão que fechou a estrada.
Havia dois motoristas no ônibus, e pelo menos 11 passageiros ficaram feridos, além do carona do caminhão. Segundo apurou com exclusividade o Estradas.com.br, o ônibus tem uma autuação aplicada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em 20 de outubro deste ano, em Itatiaia (RJ), na Via Dutra (BR-116), por: “Conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança”.
Apesar desse registro pela PRF na ocasião, no sistema da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o ônibus de placa QPO5500 está regularizado. O veículo é um Mercedes-Benz, ano 2018, modelo Marcopolo Paradiso DD (dois andares).
Há outras multas aplicadas pelo Dnit e pela Prefeitura do Rio de Janeiro para o mesmo veículo. Já o caminhão, identificado na testa como da Trans Gomes, não apresenta registro de autuações ou multas. Ambos estão com o cronotacógrafo em dia. Nas próximas horas, o Estradas.com.br vai apurar mais informações sobre o caso.
Lamentavelmente, o Estradas tem registrado várias colisões de madrugada entre ônibus e caminhão, várias delas com indícios de fadiga dos motoristas, principalmente dos condutores de ônibus.
“Neste período do ano, muitas empresas de ônibus operam com excesso de demanda e, em alguns casos, colocam os motoristas para trabalhar mais horas do que a lei e o corpo permitem. Sem contar que usam veículos que não estão necessariamente nas mesmas condições de segurança. No caso em questão, a própria PRF identificou irregularidades nas condições de segurança do veículo há 60 dias. Resta saber o que provocou a colisão, mas é possível que mais uma vez a fadiga seja uma causa que contribuiu para mais uma morte de motorista de ônibus“, alerta Rodolfo Rizzotto, coordenador do SOS Estradas.
O Estradas manteve contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), PRF, Sereno Tur e Rio Doce para esclarecimentos da ocorrência. Até a atualização desta matéria, às 16h25, não recebeu respostas.
A empresa Sereno Tur publicou em seu perfil do Instagram uma nota de esclarecimento. Veja na íntegra:
Nota de esclarecimento
“Sobre o acidente de trânsito ocorrido nesta manhã, 21/12/2023, na cidade de Muriaé/MG, envolvendo o ônibus da Sereno Tur e uma carreta, a empresa esclarece:
O ônibus estava a serviço da Viação Águia Branca, fazendo o trajeto São Paulo – SP x Vitória da Conquista – BA, no veículo estavam 59 passageiros e 2 motoristas.
O acidente aconteceu na cidade de Muriaé na BR-116 (KM 715), por volta das 4 horas da manhã. O ônibus trafegava em sua mão de direção quando foi atingido por uma carreta que descia a Serra. Esclarece ainda que, 8 passageiros tiveram ferimentos leves e estão sendo atendidos pelo hospital São Paulo. Segundo informações médicas, terão alta ainda pela manhã para seguir viagem.
Assim que foi acionada, a Sereno Tur enviou para o local uma equipe para atender as vítimas e seus familiares, prestando assistência aos feridos.
O motorista auxiliar Rogério Fernandes de Souza, foi levado para o hospital São Paulo, para observação, mas passa bem.
Infelizmente, o motorista Carlos Henrique Martins Barbosa, que conduzia o veículo no momento do acidente, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente.
Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos, diante da partida deste irmão competente e muito amado por todos. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor.
Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.”
Alerta sobre viagens de ônibus
O Estradas tem realizado diversas campanhas de segurança viária alertando sobre os perigos de viajar cansado, falta do uso do cinto de segurança, entre outros temas.
Dentre elas, uma especificamente sobre ônibus:
Fonte: Estradas
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post