Esperado entre 12h e 18h era de 51 mm, mas até às 16h já havia chovido 125 mm na cidade serrana; comércio fechou mais cedo, ruas estão alagadas e o clima é de tensão
Uma casa com cinco pessoas desabou na Rua Maria Lima, no bairro da Alto Independência, em Petrópolis, na tarde desta sexta-feira. Duas pessoas já foram resgatadas e outras três permanecem soterradas. Militares do Corpo de Bombeiros trabalham no resgate das vítimas. Diante do grande volume de chuva na cidade imperial, o governador Claudio Castro anunciou que está a caminho de Petrópolis.
Segundo Maria Fátima Cosme, de 66 anos, avó de uma das vítimas, a neta chegou a passar mais cedo na casa dela para alertar sobre as fortes chuvas.
— Ela foi lá em casa e disse: “Vó, toma cuidado com as chuvas, está caindo tudo”. Foi só ela voltar para casa que nós escutamos um estrondo enorme. Estou desesperada porque os meus dois bisnetos que são crianças devem estar lá também— conta Maria Fátima.
O Corpo de Bombeiros auxilia no resgate às vítimas. Moradores da região também auxiliam na retirada dos escombros. No início desta noite, o governador do Rio Cláudio Castro afirmou que cães farejadores estão no local para auxiliar nas buscas e que está a caminho da cidade para avaliar o impacto das chuvas.
As chuvas que atingem Petrópolis alagam as ruas do centro da cidade. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), já choveu mais que o dobro do acumulado previsto para o período entre 12h e 18h, que era de 51 — está em 125
Na Rua do Imperador, pedestres se abrigam embaixo de marquises após o Rio Quitandinha inundar e dificultar a passagem nas vias. Por volta das 14h50, a Defesa Civil alterou o estágio operacional da cidade para alerta, tendo em vista a ocorrência de chuva muito forte na cidade. O órgão pede que a população fique atenta às próximas atualizações. A Rua Coronel Veiga foi interditada devido às inundações.
— Aconteceu tudo muito rápido. A chuva começou, tava tudo bem e do nada as ruas estão alagadas. Eu não sei se vou conseguir voltar para casa se o temporal continuar — disse Cristiane Oliveira, de 35 anos.
Mapa de chuva em tempo real
As imagens mostram a previsão da chuva hoje e no fim de semana. A previsão usada é a do modelo europeu ECMWF. As áreas em rosa, vermelho, roxo e cinza são, gradativamente, as de maiores volumes. É possível ver claramente o avanço da frente fria pelo estado do Rio de Janeiro e a concentração da chuva mais intensa na Serra Fluminense.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post